sexta-feira, 23 de março de 2012

Direito à educação no ECA

É com imenso prazer que compartilho com vocês civilistas o artigo elaborado pela bacharelanda Tayanne Gil de Almeida da Faculdade Cândido Mendes - Centro. Boa Leitura!

Direito à educação

Um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente é o direito a educação. O Estado brasileiro deve prover educação aos jovens e adultos, e ele o faz através da União, estados e municipios, por meio de escolas e universidades públicas.

Contudo, cabe destacar que não há vagas para todos, mas, por ser um direito fundamental, aquela criança que não conseguir obter uma vaga em escola pública poderá pleitear o direito a educação impetrando um Mandado de Segurança contra alguma instituição de ensino privada que venha a negar a esta uma bolsa de estudo.

O menor infrator também tem direito a educação, pois este direito, por ser fundamental, tem uma ampla aplicação e porque através da educação é possível que haja uma ressossicalização do menor.

A política de educação atualmente é baseada na inclusão com isso, muitas instituições de ensino voltadas exclusivamente para um segmento de deficiência têm fechado suas portas e esses alunos remanejados para outras instituições de ensino regular. Podemos citar como exemplo o fechamento da escola do Intituto Benjamin Constant e o Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES).  Cabe ressaltar, entretanto, que muito se tem questionado quanto a qualidade de ensino que será oferecido, uma vez que é necessário que os professores sejam qualificados.

Outro problema do sistema educacional é a má remuneração dos professores, condições de trabalho precárias  e descaso por parte de alguns professores. Os baixos salários fazem com que os profissionais entrem em greve, o que prejudica muito os alunos. Contudo, não podemos negar que é um direito deles pleitear por melhores condições de vida e de trabalho.

Um outro ponto a ser destacado é que o governo estimula a ideia de responsabilidade social e transfere muitas vezes para parcela da sociedade obrigações que são suas como por exemplo os “amigos da escola” , em vez de contratar profissionais capacitados para prover educação de qualidade.

Podemos concluir que o direito à educação ainda é violado em alguns casos e, para que seja de qualidade e para todos, é necessário investimento estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário